Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Chamado


           
                 Comando de grande importância e que o cachorro deve adorar obedecer a ele! Muitas vezes os donos fazem com que os cães não gostem de obedecer a este comando de tanta importância, por usar de maneira errada. Se usarmos o chamado toda vez que vamos dar remédio, vacina ou para qualquer coisa que o cachorro não goste, ele irá associar que você o chama para maltratar e muitas vezes temos o resultado contrario do que gostaríamos, podendo muitas vezes o cachorro fugir ao ouvir o chamado. Os cães aprendem tudo por associação, se ele percebe que acontece algo bom quando faz determinada coisa procurará repetir aquela determinada ação.
            Partindo do principio que já ensinamos o cachorro a sentar e a ficar agora vamos ensinar a ele como é bom obedecer ao nosso chamado.
            Com o cão sentado e mandando que ele fique, caminhamos toda a extensão da guia, nos viramos para ele, apontamos para ele e depois para o chão a nossa frente e ao mesmo tempo dizemos o comando “AQUI!”, que deve ser dito com entusiasmo, e juntamente vamos ir puxando a guia para que ele se desloque e venha até a posição que queremos, quando vamos fazer muita festa para ele, dar carinhos e algum petisco, pois lembre-se, ele deve adorar obedecer este comando, a ponto de largar qualquer coisa para ir até você.
            Muita atenção agora! Para que não seja estragado o comando “Fica!” deveremos fazer o seguinte: por varias vezes o cachorro ficará no lugar e nós iremos até ele, podendo até mesmo deixar alguns dias sem fazer o chamado e só fazer o fica normal, e algumas vezes faremos o chamado.
            Após o cão já estar vindo sozinho até nós, vamos usar agora novamente o comando “Senta!” quando ele chegar a nossa frente. Quando ele já fizer estes dois passos com facilidade podemos passar para o próximo passo, fazer com que de a volta em torno de nós e se sente ao nosso lado esquerdo. Para isso, com o cachorro sentado a nossa frente segurando a guia com a mão direita, de um passo para trás com a perna direita e ao mesmo tempo diremos para ele o comando “Junto!”, quando ele se levantar troque de mão a guia atrás de você conduzindo-o para seu lado esquerdo, quando deverá novamente dar o comando “Senta!”. Nunca se esqueça de toda vez que o cão obedecer a um comando, mesmo que no inicio você o obrigue a executar ele deve receber elogios e carinhos, como se ele tivesse feito o que você pediu.

Nenhum comentário: