Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cachorro Que Pula


            Como prometido vamos tratar hoje sobre o tão desagradável pulo dos cães nas pessoas. Como havia falado anteriormente os donos treinam seus cães para pular. É treina sim, nem adianta dizer que não. O filhotinho vem tão fofinho e coloca suas patinhas na perna da gente, achamos tão lindinho que fazemos carinho, falamos com ele e até mesmo pegamos no colo, tudo o que ele mais gosta e quer. Pronto está treinado para pular. O cão cresce e seus pulos já não agradam mais, dependendo da residência pode sujar seu dono, dependendo do cão pode machucar seu dono. Eu já vi proprietários que só resolveram que não podia mais o cachorro pular depois que este lhe quebrou uma costela, era uma Fila Brasileira de 7 meses.
            Técnicas que podem ser utilizadas:
1)    Com o cão ainda filhotinho, não permita que ele coloque suas patinhas em sua perna, não lhe de agrados se ele tentar, nem pegue no colo. Com sua perna empurre-o para que fique com as quatro patinhas ao chão, quando ele parar de tentar subir em você e estiver com as quatro patas no chão de a ele carinho, elogios e até mesmo pode dar algum petisco, (ele não pode estar latindo também, não vamos treinar ele para outra coisa desagradável). Lembre que só é bonitinho nos primeiros 2 a 3 meses, depois será desagradável, então aproveite que esta é a melhor fase para tudo.

2)    Na hipótese de o cão já estar com mais idade 6 meses em diante, pode-se quando ele pular, encolher os braços e não tocar ele com as mãos e ao mesmo tempo dar um cutucão forte com o joelho em seu peito, dizendo um “NÃO” firme, não estenda os braços nem fale outra coisa para ele até que ele esteja novamente com as quatro patas ao chão, quando receberá carinho, elogios, e até mesmo algum petisco, se este voltar a pular repita todo o procedimento. Não fique brabo com ele, pois ele foi treinado para pular, ele não tem culpa, o que esta querendo é receber carinho e atenção, então deve perceber que só terá isto se estiver com as patas no chão.

3)    Para pessoas que tem problemas de locomoção, problemas nos joelhos ou mesmo não consegue cutucar o cachorro com o joelho. Na hipótese de o cão já estar com mais idade 6 meses em diante, pode-se colocar nele uma coleira forte ou um enforcador preso a uma guia bem forte que ficará presa a um ponto fixo e forte para agüentar a força do pulo do cachorro. Veja com antecedência até aonde a guia e consequentemente o cachorro conseguirá alcançar. Prenda o cachorro na guia e se afaste sumindo de sua vista, volte dando elogios a ele, mas cuide para que se ele for pular você volte para trás ou mesmo pare antes de ele lhe alcançar com as patas, assim ele mesmo se dará um tranco e você lhe dirá no momento do tranco “NÃO”. Repita este procedimento até ele parar de pular e perceber que ficando com as patas no chão você se aproxima e lhe da carinhos, elogios e até mesmo algum petisco.

4)    Técnica que nunca fui a favor, mas que é ainda utilizada por alguns adestradores. Quando o cão pular segura-lo pelas patinhas apertando os seus dedos, ir andando de encontro a ele e pisar em seus dedos das patinhas traseiras.


5)    Como você já deve ter ensinado ele a sentar, quando ele se aproximar mande-o sentar e lhe recompense com carinhos elogios e até mesmo um petisco, assim vamos substituir o pulo que é para ter sua atenção pela posição de sentado, mas sempre que ele fizer isto principalmente se for espontâneo lhe gratifique, pois se não o fizer principalmente no inicio ele poderá ficar nervoso e tentar pular para ter novamente sua atenção.

6)    O cão pula em outras pessoas. Você precisará neste caso da ajuda de um amigo. Peça a ele que utilize alguma das técnicas acima que você já tenha utilizado e que vem funcionando com você. Procure fazer varias vezes, e se tiver mais de um amigo que colabore com este treino será melhor ainda.

Nenhum comentário: