Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

domingo, 4 de setembro de 2011

Não Sair Pelo Portão



            Um amigo pediu que eu postasse algo sobre este assunto, pois ele tem uma cadela Rottweiler em sua loja e oficina de motos e não pode manter os portões fechados. (Amigo também é pra isso, arrumar encrenca pra gente! HEHE).
            Bom, vamos ao trabalho!
            Para se começar a ensinar o cachorro a não sair do pátio ou da porta do apartamento a técnica a ser usada é a mesma e inclusive para quem mora em apartamento é mais fácil ainda, pois sempre será por portas que ele terá de sair e por serem aberturas menores tornará nosso trabalho mais rápido e simples. Uma técnica bastante eficaz é inicialmente começar em um portão, porta, ou se não tem portão pequeno deixar o portão pouco aberto inicialmente, amarrasse um cordão, barbante, corda fina de varal a uns 10 cm do solo percorrendo toda a abertura da porta, para que sirva de alerta para o cão e para que ele possa inicialmente perceber melhor qual vai ser o seu limite, mais um material que será necessário será uma coleira forte no pescoço do cão presa fortemente a outra corda ou guia bem comprida e forte, para ser amarrada em um ponto distante do portão, mas que chegue até seu limite e ele possa por a cabeça para fora do limite que é a cordinha amarrada pela extensão do portão, um borrifador de água pequeno (daqueles de plantas), regule ele para que fique saindo como que uma nuvem, não é para esguichar água, pois o objetivo não é de molhar o cão e sim para que ele se surpreenda (teste sem que ele veja). Pronto agora pode trazer o cachorro e prende-lo a coleira de maneira que esta não escape pela sua cabeça, deixe-o caminhar a vontade, mantenha também sua tranqüilidade, pois você já tomou todas as providencias para que ele não fuja (tudo vai dar certo). Após ficar por ali fazendo outras coisas sem ir direto ao portão, comece a abrir o portão, se ele colocar o focinho para fora, borrife na direção de seu focinho e ao mesmo tempo diga “NÃO” e volte a fechar o portão, abra novamente e repita o procedimento quantas vezes forem necessárias, se ele aguardar comece você a sair, se ele tentar acompanhar sem sua ordem repita o passo anterior. Procure abrir aos poucos o portão, abra um pouco e se afaste mantendo sempre o movimento do cão sobre sua vista lembre-se de se ele por o focinho para fora repetir o primeiro procedimento de borrifar, dizer “NÃO” e fechar o portão. Conforme ele vai vendo que não da para passar, vá abrindo mais um pouco do portão.
            Procure fazer estes procedimentos todos os dias por umas duas semanas seguidas e durante este tempo não permita de forma alguma que ele consiga escapar quando você não estiver por perto, ou quando for sair de carro ou algo assim. Prenda ele, faça o que for necessário para não estragar seu trabalho inicial.
            Agora chegou o momento de ir para o portão grande ou de deixá-lo mais aberto e retirar a cordinha que mostra qual é o limite, mas mantenha a coleira na guia ou corda amarrada distante do portão, não permitindo que o cão passe do limite, tenha ainda o borrifador com você, faça coisas que provoquem o cachorro a querer sair, mas nunca o chame diretamente “REX, AQUI!”, assim você poderá estragar dois trabalhos o do limite e o do chamado, posto que, o mesmo ficará confuso de quando deve ou não atravessar o portão ou deve ou não atender ao chamado, ande para um lado e para outro, bata palmas, se abaixe para amarrar os sapatos, pule, brinque com uma bolinha, imite um gato, invente distrações para que ele se distraia, entre de muitos agrados se ele tiver permanecido dentro do limite, saia correndo e se possível suma da vista dele, mas se mantendo perto da abertura para uma possível correção, ele ficando volte e de muitos elogios e carinhos, a cada dia aumente o tempo que some de sua vista.
            Somente faça com ele completamente solto se já tiver certeza de que ele não sairá mais.
           
            Outra técnica bem diferente da anterior, muito eficiente, mas que é de suma importância já se ter a liderança completa do bando é mostrar para ele que o portão, porta ou mesmo janela é seu e você não que ele se aproxime sem sua ordem ou autorização. Para tal não é necessário bater, nem gritar nem nenhuma ferramenta além de seu corpo e atitudes. Com o portão ainda fechado, poste-se de costas para o portão e de frente para o cão, faça com que ele de espaço, podendo utilizar um comando ou não, com um gesto mostre que quer que ele se afaste, se ele se aproximar pode dar um toque com os dedos em sua musculatura, ordene que se afaste novamente, quando o cão estiver calmo abra um pouco o portão, se ele der um passo em direção ao portão corrija-o mandando de afastar (nada de gritos e escândalos por favor, isto só deixa o cão mais agitado e trás dificuldades para o aprendizado, mantenha a calma e seja firme), aos poucos vá abrindo o portão e mantendo o mesmo controle com o cão, conforme ele for ficando mais controlado ao fazer este exercício dentro de alguns dias (ou minutos, depende de quem está fazendo, eu posso em minutos ter este resultado), abra completamente o portão e comece a sair por ele. Quanto mais ele estiver controlado, mais dificuldades podemos colocar, como aos poucos sumir da vista e voltar, outro cão a passar, um gato a passar, mas tenha certeza de ter tudo sob controle absoluto.

Nenhum comentário: