Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

Dicas e Truques

Primeiro dia do filhote em casa


Solte-o em casa em deixe que ele investigue tudo, filhotes são normalmente muito curiosos. Aguarde ele voltar até você e dê muito carinho quando ele voltar, não ande você atrás dele, aja normalmente para que ele vá atrás de você, o líder sempre é seguido e não segue, ele por não conhecer o lugar acabará vindo para você.
Na hora de dormir se ele tiver até 2 meses de idade o ideal é se colocar uma caixa não muito grande com panos (que podem ser roupas velhas para ele já ir sentindo seu cheiro enquanto dorme). De á ele um pouco de leite morno antes de dormir, pois isto vai deixá-lo mais calmo para dormir. Se ele ainda chorar para dormir pode usar mais uma técnica que é por enrolado em um dos panos um relógio daqueles despertadores (não ponha para despertar), o relógio funcionando se parecerá com o coração da mãe batendo e isto lhe trás segurança.





As Necessidades



Lembre que o filhote come muitas vezes ao dia e toma água também muitas vezes ao dia e tem seu metabolismo acelerado, precisando assim fazer suas necessidades mais seguidamente.
Mas podemos ensinar a ele o lugar certo para isso! Cuide todos os seus movimentos por uns dois dias seguidos:
  • Quando ele acordar leve ele para o local onde quer que faças as necessidades, mantenha-o no lugar com carinho e tranqüilidade, sem nunca usar de agressividade com ele, aguarde até que faça xixi ou coco e lhe de muito carinho e elogie, como se tivesse ficado muito alegre pelo feito.
  • Quando ele terminar de comer leve ele para o local onde quer que faças as necessidades, mantenha-o no lugar com carinho e tranqüilidade, sem nunca usar de agressividade com ele, aguarde até que faça xixi ou coco e lhe de muito carinho e elogie, como se tivesse ficado muito alegre pelo feito.
  • Quando ele parar de brincar leve ele para o local onde quer que faças as necessidades, mantenha-o no lugar com carinho e tranqüilidade, sem nunca usar de agressividade com ele, aguarde até que faça xixi ou coco e lhe de muito carinho e elogie, como se tivesse ficado muito alegre pelo feito.
  • Se ele começar a cheirar o chão leve ele para o local onde quer que faças as necessidades, mantenha-o no lugar com carinho e tranqüilidade, sem nunca usar de agressividade com ele, aguarde até que faça xixi ou coco e lhe de muito carinho e elogie, como se tivesse ficado muito alegre pelo feito.
  • Para as pessoas que moram em apartamentos e querem que o cachorro faça as necessidades em um jornal usem o seguinte procedimento:
    - Na peça onde o jornal irá ficar, cubra todo o chão com jornal, com varias camadas de jornal para que não suje o chão, mantenha sempre alguma folha de jornal que já foi suja pelas necessidades entre as folhas novas e assim ele notará o cheiro mesmo que seja pouca a sujeira e que esteja entre as outras folhas, pois o seu olfato é muito apurado. Quando o cachorrinho começar a ir sozinho até a peça onde estão as folhas de jornal, comece a reduzir o espaço onde coloca as folhas, mas faça isso lentamente, até chegar ao ponto em que ocupe apenas o espaço de uma folha, mas é claro coloque várias uma por cima da outra para que a sujeira não alcance o chão.
     


Cão que late muito


Vários motivos levam o cachorro a ficar latindo constantemente, vamos comentar sobre cada um destes motivos e qual a solução para cada um:
1º O cão pode se sentir sozinho ou sentir a falta do dono que precisa sair de casa. Uma solução é se ter outro cão para lhe fazer companhia. Outra maneira de ele pensar que tem uma pessoa em casa, pois para muitos outro cachorro não resolve, pois querem a companhia de uma pessoa é manter a TV ou rádio ligados, eu dou preferência a TV, pois é mais comum as pessoas ficarem falando na televisão enquanto no rádio há bastante música o que faz algumas pessoas pensarem que a música lhe manterá calmo, em alguns casos sim o cão se acalma, mas se for o caso do cão sentir a falta de pessoas por perto o ideal é ter a voz de pessoas falando e a TV é mais apropriado para tal. O mesmo que vimos para o filhote de deixar uma peça de roupa nossa para ele dormir pode ser feito para o cão adulto não se sentir só.
2º Falta do que fazer. Deixe com ele (só na hora que for sair) um brinquedo, um ossinho, alguma coisa para ele passar o tempo, procurando variar o brinquedo ou petisco.
3º Ansiedade. Isto é um problema mais grave, que deve ser acompanhado por um veterinário. Alguns veterinários hoje em dia trabalham com florais que dão bons resultados para tal problema e quanto mais cedo se começa o tratamento melhor.
4º O dono treina o cão para latir. Vocês dirão: - EEEPAAAAAA eu não treinei meu cachorro para latir!!!
Será? Muitos treinam também para pular nas pessoas, mas isto é outro tópico que abordaremos logo!
A coisa começa mais ou menos assim: - AUAU
- Que é REX? Ta com fome?! (da uma comidinha, um petisco) Saudade da mamãe?! (chama e faz um monte de festinha ou da colinho) Quer passear?! (Leva pra passear).
Pronto o cão esta treinado para latir! Agora vamos reeducar ele. Peguem um borrifador de água (aqueles de jardim), coloquem água nele e sem que o cão veja, o experimente, para que fique regulado para ficar não um esguicho e sim quase um vapor saindo dele, pois o objetivo não é molhar o cão e sim que ele se surpreenda, mantenha o borrifador por perto de você o tempo todo, quando o cão começar a latir, borrife próximo a sua cabeça, para que o mesmo tome um susto e pare de latir, durante o dia, quando o animal estiver quieto de algum petisco, de carinho, colo ou saia para passear e nunca mais faça estas coisas quando ele latir pedindo.
5º Os cães não sabem quantificar o tempo como nós o fazemos, então alguns minutos para eles podem parecer muito tempo, como eles detestam que fiquemos longe deles, latem para que voltemos para perto. Uma boa técnica para isto é treinar o cãozinho para ficar. O que será tema de meu próximo tópico. Gostaria muito de só dizer aqui, mas é preciso todo um passo a passo também para se conseguir tal intento.
6º Cão esta com muita energia por falta de exercícios. Caminhadas diárias ajudam dependendo do indivíduo, alguns precisam mais que isso, mas tome cuidado. Não de comida ao cão 4 horas antes de passear, só de comida ao cão 4 horas após o passeio, só de água ao cão 1 hora após o passeio.

Uma solução que é bastante efetiva e que se torna eficaz mesmo com a ausência dos donos é uma coleira anti-latidos. Existem algumas no mercado hoje em dia. Uma delas borrifa água no cão quando ele late outra você pode regular a quantidade de latidos seguidos o cão pode dar e então a coleira da um pequeno choque no cão, fazendo com que se assuste e pare de latir outra coleira é com ultra som que emite um som que para nossos ouvidos é impossível de escutar, mas que eles escutam e é um apito muito alto que nem dói nem machuca o cão, mas que como as outras coleiras ele se assusta com o barulho diferente e assim toda vez que late ouve o barulho alto, se sente incomodado e acaba por preferir não latir. É um auto treino, que em pouquíssimo tempo terá solucionado o problema. A para quem ficou preocupado com o choque lhes digo que não é algo que vai machucar o cachorro, pois a coleira é com bateria, então o choque é muito fraco para que machuque, é mais um susto mesmo de algo desconfortável em seu pescoço quando late.






Não sair pelo portão




            Um amigo pediu que eu postasse algo sobre este assunto, pois ele tem uma cadela Rottweiler em sua loja e oficina de motos e não pode manter os portões fechados. (Amigo também é pra isso, arrumar encrenca pra gente! HEHE).

            Bom, vamos ao trabalho!
            Para se começar a ensinar o cachorro a não sair do pátio ou da porta do apartamento a técnica a ser usada é a mesma e inclusive para quem mora em apartamento é mais fácil ainda, pois sempre será por portas que ele terá de sair e por serem aberturas menores tornará nosso trabalho mais rápido e simples. Uma técnica bastante eficaz é inicialmente começar em um portão, porta, ou se não tem portão pequeno deixar o portão pouco aberto inicialmente, amarrasse um cordão, barbante, corda fina de varal a uns 10 cm do solo percorrendo toda a abertura da porta, para que sirva de alerta para o cão e para que ele possa inicialmente perceber melhor qual vai ser o seu limite, mais um material que será necessário será uma coleira forte no pescoço do cão presa fortemente a outra corda ou guia bem comprida e forte, para ser amarrada em um ponto distante do portão, mas que chegue até seu limite e ele possa por a cabeça para fora do limite que é a cordinha amarrada pela extensão do portão, um borrifador de água pequeno (daqueles de plantas), regule ele para que fique saindo como que uma nuvem, não é para esguichar água, pois o objetivo não é de molhar o cão e sim para que ele se surpreenda (teste sem que ele veja). Pronto agora pode trazer o cachorro e prende-lo a coleira de maneira que esta não escape pela sua cabeça, deixe-o caminhar a vontade, mantenha também sua tranqüilidade, pois você já tomou todas as providencias para que ele não fuja (tudo vai dar certo). Após ficar por ali fazendo outras coisas sem ir direto ao portão, comece a abrir o portão, se ele colocar o focinho para fora, borrife na direção de seu focinho e ao mesmo tempo diga “NÃO” e volte a fechar o portão, abra novamente e repita o procedimento quantas vezes forem necessárias, se ele aguardar comece você a sair, se ele tentar acompanhar sem sua ordem repita o passo anterior. Procure abrir aos poucos o portão, abra um pouco e se afaste mantendo sempre o movimento do cão sobre sua vista lembre-se de se ele por o focinho para fora repetir o primeiro procedimento de borrifar, dizer “NÃO” e fechar o portão. Conforme ele vai vendo que não da para passar, vá abrindo mais um pouco do portão.
            Procure fazer estes procedimentos todos os dias por umas duas semanas seguidas e durante este tempo não permita de forma alguma que ele consiga escapar quando você não estiver por perto, ou quando for sair de carro ou algo assim. Prenda ele, faça o que for necessário para não estragar seu trabalho inicial.
            Agora chegou o momento de ir para o portão grande ou de deixá-lo mais aberto e retirar a cordinha que mostra qual é o limite, mas mantenha a coleira na guia ou corda amarrada distante do portão, não permitindo que o cão passe do limite, tenha ainda o borrifador com você, faça coisas que provoquem o cachorro a querer sair, mas nunca o chame diretamente “REX, AQUI!”, assim você poderá estragar dois trabalhos o do limite e o do chamado, posto que, o mesmo ficará confuso de quando deve ou não atravessar o portão ou deve ou não atender ao chamado, ande para um lado e para outro, bata palmas, se abaixe para amarrar os sapatos, pule, brinque com uma bolinha, imite um gato, invente distrações para que ele se distraia, entre de muitos agrados se ele tiver permanecido dentro do limite, saia correndo e se possível suma da vista dele, mas se mantendo perto da abertura para uma possível correção, ele ficando volte e de muitos elogios e carinhos, a cada dia aumente o tempo que some de sua vista.
            Somente faça com ele completamente solto se já tiver certeza de que ele não sairá mais.










Cachorro que Pula




            Como prometido vamos tratar hoje sobre o tão desagradável pulo dos cães nas pessoas. Como havia falado anteriormente os donos treinam seus cães para pular. É treina sim, nem adianta dizer que não. O filhotinho vem tão fofinho e coloca suas patinhas na perna da gente, achamos tão lindinho que fazemos carinho, falamos com ele e até mesmo pegamos no colo, tudo o que ele mais gosta e quer. Pronto está treinado para pular. O cão cresce e seus pulos já não agradam mais, dependendo da residência pode sujar seu dono, dependendo do cão pode machucar seu dono. Eu já vi proprietários que só resolveram que não podia mais o cachorro pular depois que este lhe quebrou uma costela, era uma Fila Brasileira de 7 meses.
            Técnicas que podem ser utilizadas:
1)    Com o cão ainda filhotinho, não permita que ele coloque suas patinhas em sua perna, não lhe de agrados se ele tentar, nem pegue no colo. Com sua perna empurre-o para que fique com as quatro patinhas ao chão, quando ele parar de tentar subir em você e estiver com as quatro patas no chão de a ele carinho, elogios e até mesmo pode dar algum petisco, (ele não pode estar latindo também, não vamos treinar ele para outra coisa desagradável). Lembre que só é bonitinho nos primeiros 2 a 3 meses, depois será desagradável, então aproveite que esta é a melhor fase para tudo.

2)    Na hipótese de o cão já estar com mais idade 6 meses em diante, pode-se quando ele pular, encolher os braços e não tocar ele com as mãos e ao mesmo tempo dar um cutucão forte com o joelho em seu peito, dizendo um “NÃO” firme, não estenda os braços nem fale outra coisa para ele até que ele esteja novamente com as quatro patas ao chão, quando receberá carinho, elogios, e até mesmo algum petisco, se este voltar a pular repita todo o procedimento. Não fique brabo com ele, pois ele foi treinado para pular, ele não tem culpa, o que esta querendo é receber carinho e atenção, então deve perceber que só terá isto se estiver com as patas no chão.

3)    Para pessoas que tem problemas de locomoção, problemas nos joelhos ou mesmo não consegue cutucar o cachorro com o joelho. Na hipótese de o cão já estar com mais idade 6 meses em diante, pode-se colocar nele uma coleira forte ou um enforcador preso a uma guia bem forte que ficará presa a um ponto fixo e forte para agüentar a força do pulo do cachorro. Veja com antecedência até aonde a guia e consequentemente o cachorro conseguirá alcançar. Prenda o cachorro na guia e se afaste sumindo de sua vista, volte dando elogios a ele, mas cuide para que se ele for pular você volte para trás ou mesmo pare antes de ele lhe alcançar com as patas, assim ele mesmo se dará um tranco e você lhe dirá no momento do tranco “NÃO”. Repita este procedimento até ele parar de pular e perceber que ficando com as patas no chão você se aproxima e lhe da carinhos, elogios e até mesmo algum petisco.

4)    Técnica que nunca fui a favor, mas que é ainda utilizada por alguns adestradores. Quando o cão pular segura-lo pelas patinhas apertando os seus dedos, ir andando de encontro a ele e pisar em seus dedos das patinhas traseiras.


5)    Como você já deve ter ensinado ele a sentar, quando ele se aproximar mande-o sentar e lhe recompense com carinhos elogios e até mesmo um petisco, assim vamos substituir o pulo que é para ter sua atenção pela posição de sentado, mas sempre que ele fizer isto principalmente se for espontâneo lhe gratifique, pois se não o fizer principalmente no inicio ele poderá ficar nervoso e tentar pular para ter novamente sua atenção.

6)    O cão pula em outras pessoas. Você precisará neste caso da ajuda de um amigo. Peça a ele que utilize alguma das técnicas acima que você já tenha utilizado e que vem funcionando com você. Procure fazer varias vezes, e se tiver mais de um amigo que colabore com este treino será melhor ainda.



Cão Alfa


           Liderança! Esta é a solução para muitos dos problemas que acabam ocorrendo com os cães em nosso lar. Eles são animais essencialmente de matilhas e precisam de um líder na sua matilha! E nós querendo ou não somos parte da matilha deles, pois eles assim nos veêm. Nós devemos procurar sempre sermos os lideres da matilha, por vários motivos.

            Um cão com temperamento forte não tendo um líder ele mesmo assumirá a liderança e acabará por nos dominar, não aceitará determinadas ações vindas de nós, rosnando, latindo ou até mesmo mostrando os dentes. Vi um caso a alguns anos atrás de uma Poodle que deitava na cama da dona e assumiu a cama como dela, quando a dona tentava mandar a cadela sair ela rosnava e mostrava os dentes, a dona tinha que aguardar ela sair para deitar, o dia em que a dona disse chega e a jogou para fora da cama puxando pelo lençol ao deitar a Poodle pulou em cima dela e a mordeu no pescoço, depois de adestrada e com a retomada da liderança os problemas acabaram.

            O cão submisso por não ter um líder se sente inseguro, fica agitado, inquieto. Muitos acabam ficando com muito medo por não terem um líder junto deles.

            Mas como tomar a liderança?! Não é batendo que se toma a liderança! Na maioria dos casos é muito simples se ter a liderança da matilha. Há alguns casos extremos sim em que acabamos tendo de usar a força física para subjugar um indivíduo de temperamento muito agressivo e que teima em assumir a liderança, mas estes eu aconselho que sejam acompanhados por um bom adestrador para que se assuma a liderança deles. Vamos aqui tratar dos que podemos em casa mesmo treinar e assumir a liderança. Mesmo dando carinho e tudo que há de bom não podemos deixar ele mal por não ter um líder.

            Há varias maneiras de se mostrar que somos os lideres:

1)    Quem manda na comida é o líder. Em matilhas de carnívoros quem come primeiro e a melhor parte é o líder. Em nossos lares não vamos comer a comida dele (HEHE), mas vamos determinar hora certa, lugar e quando estão autorizados a comer.

Um cão adulto pode comer uma ou duas vezes ao dia, o ideal é pela manhã cedo e á tardinha. Ao servirmos a sua comida, antes de largar ao chão devemos comandar para que ele sente e aguarde, comandando “Senta!”, se ao tentarmos largar o prato ele se levantar devemos corrigi-lo e mandar novamente ele sentar, até que o mesmo fique sentado e aguarde que larguemos o prato e então comandamos na hora que ele for comer “Come!”. Como se a gente que tivesse mandado e depois de alguns dias praticando isso faremos aos poucos ele esperar até que realmente a gente comande “Come!”. De a ele 5 minutos para comer, se ele se afastar do prato, mesmo não tendo comido tudo, retire o prato e guarde a comida em uma sacola plástica separada, nunca com a comida que ainda não foi servida.

2)    Nos passeios não deixe que ele lhe arraste, coloque o enforcador (neste caso não deve ser usado uma coleira, pois há perigo do animal escapar) na parte bem de cima do pescoço, logo atrás das orelhas, para que assim se tenha o controle total. Ele não deve puxar para todos os lados, nós determinamos para onde ir, a velocidade, se deve ou não cheirar a grama. Mantenham o enforcado sempre bem colocado, mas sem enforcá-lo, só puxem mais forte se ele tentar arrastar ou fizer o que não deve, se estiver quieto ao seu lado podem deixar a guia mais solta. Uma coisa muito importante em uma matilha é que o líder fica á frente sempre que a matilha está se locomovendo, então nunca deixe que ele vá à sua frente.

3)    Na hora de brincar muita gente acha que este momento descontraído pode ser sem o menor controle. Ledo engano! Temos também que ter o controle neste momento, afinal de contas somos os lideres em todos os momentos, não existe líder só em um momento, líder é líder e pronto. Como na comida a brincadeira deve ter hora para começar. Vou dar como exemplo a brincadeira da bolinha e depois vou postar um vídeo para vocês verem como proceder nela.

Pegamos a bolinha que nós já havíamos guardado ao final da última vez que brincamos, vamos até a melhor posição para se atirar a bolinha, mandamos que o cão sente e só quando ele o fizer atiramos a bolinha e comandamos ao mesmo tempo para pegar ela, que pode ser: “VAI!”, “PEGA!”, “BUSCA!”, “TRAS”, fica ao seu critério, afinal você é o líder ou não é?! Quando ele voltar mandamos ele soltar a bolinha ou brincamos um pouco dando carinho e depois pegamos a bolinha mandando ele soltar e sentar para então atirar novamente.

4)    Nunca vá até o cão, ele deve ir até você.









Brincadeira de Morder



            No inicio a brincadeira do filhote a gente até acha legal, mas o tempo vai passando e as brincadeiras vão ficando mais fortes e podem nos machucar, e ele começa a nos ter como igual, ou seja, não somos os lideres. O líder não deixa que o morda nem de brincadeira. Se o deixamos brincar conosco de morder, além de perder a liderança (como já havíamos visto é muito importante para nós e para eles que sejamos os lideres da matilha), esta brincadeira pode virar uma pratica constante e difícil de ser controlada.
            Existem algumas técnicas para se ensinar o cachorro a não brincar de morder a nós ou as nossas roupas, mas claro que devemos sempre lembrar que o cachorro precisa ter exercícios diários para gastar suas energias, outra coisa que deveremos lembrar é de brincar com ele com o seu brinquedo na hora certa (como já havíamos visto) para que ele saiba que tem hora para brincar também e que não é ele quem decide quando vamos brincar com ele.
            Estas técnicas podem ser utilizadas desde o momento que o filhote já possui dentinhos e começa a fazer brincadeiras de morder. Quanto mais cedo o ensinarmos mais rápido ele para de ter o comportamento indesejado.
            Vamos ás técnicas:
1)    Quando o cachorro morder, não importa se é a mão, braço, pé, calça, ou seja o que for, NUNCA deverá retirar ou tentar afastar da boca dele o que ele mordeu e sim ao contrario, manter em sua boca a nossa mão, por exemplo, e com a outra mão pegar por cima de seu focinho, colocar seus lábios superiores para dentro de sua boca e pressionar contra seus dentes. Alguns dirão agora: - Ai que judiaria!!!!
Será?
Afirmo-lhes que não é judiaria, pois isto se assemelha a mordida que a mãe dele da quando não quer mais que ele mame, por que já esta cortando a sua pele com os dentinhos afiados, sendo assim ele já deverá conhecer bem este procedimento, por que sua mãe canina já utilizou para fazê-lo parar de morder o seu peito. Outro membro da matilha também utiliza esta mesma técnica para mostrar que não aceita determinados comportamentos, nós o conhecemos por cão alfa, o líder da matilha. E com esta técnica sendo utilizada será rápido que ele aprenderá e nos tomará por lideres. Juntamente com o apertão podemos se for o caso de ele ser um pouco insistente um “NÃO!” de forma firme, mas claro sem gritos, deve ser dito em tom baixo, quase como se fosse um rosnado.
2)    Quando o cachorro morder, não importa se é a mão, braço, pé, calça ou seja o que for, NUNCA deveremos retirar ou tentar afastar da boca dele o que ele mordeu e sim ao contrario, manter em sua boca a nossa mão por exemplo e com a outra mão dar um tapinha em seu focinho, dizendo “NÃO!” de forma firme, mas claro sem gritos, deve ser dito em tom baixo, quase como se fosse um rosnado.
Esta técnica agora só vale para mãos e dedos, até podendo ser utilizada com o braço se o cachorro já for um pouco maior e de raça grande. Quando o cachorro morder a nossa mão como já foi dito antes não deveremos retirar de sua boca nem tentar afastar dela, mas ao contrario, vamos colocar mais para dentro, o máximo possível, para que ele se sinta agoniado e tente ele mesmo retirar sua mão da boca dele, se ele voltar a morder utilize o mesmo procedimento (seja mais teimoso(a) que ele), até que ele desista.







Cães Agressivos?!















Na enquete que coloquei sobre qual raça era considerada a mais agressiva entre elas, como eu já esperava a que mais recebeu votos foi o Pitt Bull, raça que muitos de nós adestradores temos dificuldades em transformar em cão de guarda pela sua docilidade, mas vou falar sobre esta e outras raças em outras postagens.
Nestes anos de adestramento e mesmo antes de começar a adestrar profissionalmente, já vi tantas raças tentarem agredir outros cães e seres humanos que vocês ficariam espantados. Vi Poodles que mandavam nas casas, Labradores que atacavam a que chegasse à casa e a outros cães, São Bernardo que detestava crianças e a outros cães outro que atacava as visitas e até mesmo as pessoas que passavam por ele nas ruas enquanto este passeava, um pastor que atacava violentamente até mesmo as pessoas da casa se estes chegassem ao seu alcance.
Todos estes cães que comentei, após algumas aulas e tendo convencido os donos de que era a maneira como eles estavam tratando seus cães que fazia com que agissem assim, mudaram e se transformaram em cães normais.
Os cães são animais de matilha, são dóceis por natureza, querem e gostam de contato conosco e com outros cães. A maneira como nós os criamos, adestramos, como os apresentamos para outras pessoas ou cães, a falta de exercícios, o isolamento, estas coisas sim o fazem dele o que ele é, pois como já havia comentado na postagem anterior o cachorro é reagente, ou seja, ele não reflete moralmente como nós deveríamos fazer, dependendo de como as coisas ocorrem na volta dele ele faz como alguns de nós quando esquecemos de refletir e reagem, mas para eles isto é o natural e quando nós modificamos o seu tratamento por exemplo, eles começam a modificar as suas reações.
Isolar um cachorro de tudo e de todos, como muitas pessoas faziam antigamente para tentar fazer do cachorro um melhor guarda tem dois extremos de reação da parte dele, ou ficará extremamente violento ou extremamente medroso e nenhum dos dois faz dele um bom guarda. É como se nós por não sabermos o que ocorrerá ao avistarmos um alienígena, se ele vai nos atacar ou o que, ou fugimos ou agredimos.
Não deixar que o cachorro chegue perto de outros animais faz com que ele ache que são perigosos e acabam por tentar atacá-los antes que estes o façam, o mesmo serve para quando não os deixamos se aproximar das pessoas nas ruas, puxando eles pela guia quando alguém se aproxima.
ATENÇÃO – Se seu cachorro já está reagindo com violência com você, outras pessoas ou outros animais, NÃO tente sozinho fazer com que ele mude as suas reações, procure um bom profissional da área para ajudá-lo a se modificar, há centros de adestramento muito bem preparados para auxiliar com este trabalho que pode ser bem difícil no início.


Comida


           A comida varia a sua quantidade de vezes oferecida durante o dia e o tipo de alimento oferecido também, conforme a idade do cachorro.
            Lembre-se sempre que: o cachorro não deverá comer 4 horas antes de qualquer exercício e deve aguardar ao menos 2 após o exercício para se alimentar. Motivo?! Quando o animal (qualquer que seja ele tendo sangue acontecerá o mesmo), se alimenta o estomago é superirrigado por sangue para auxiliar na digestão, ao fazer exercícios a musculatura começa a exigir sangue, o qual sai rapidamente do estomago para suprir a necessidade dos músculos, ao sair do estomago este pode ter uma torção gastrointestinal, que popularmente alguns chamam de nó nas tripas, e que realmente parece ser um nó e que somente poderá se resolver através de uma cirurgia, onde o veterinário terá de retirar a parte do estomago que se contorceu e emendar novamente o estomago, quando 75% dos cães não resiste e acaba por morrer.
            Veja abaixo as tabelas para alimentar seu cão de forma adequada.

Do nascimento ao desmame:
IDADE
ETAPA
INDICAÇÕES
Nº VEZES DIA
1º ATÉ O 12º DIA
Neonatal
Deve somente mamar em sua mãe, pois ela dará os nutrientes necessários e com isso o filhote adquirirá sua imunidade.
A vontade
13º DIA ATÉ 20º DIA
Transição
Idade em que o cãozinho começa a abrir olhos, ouvidos e a andar. Pode-se começar a oferecer também alguma papinha. Procure alguma boa marca industrializada.
2 a 3
21º aos 2 meses
Desmame
Mais ativo, mas ainda depende de sua mãe e irmãos. Separa-se aos poucos da mãe para dar a ração desmame, que também há boas marcas industrializadas. Ainda deve mamar.
2 a 3 vezes mamar e 2 vezes ração desmame.


Para cães de pequeno porte:

IDADE
ETAPA
INDICAÇÕES
Nº VEZES AO DIA
6 SEMANAS ATÉ 4 MESES
Inicio crescimento
Comece a controlar hora da alimentação, tempo que deixa a comida e quantidade. De uma boa ração para filhotes. Há boas rações para raças pequenas.
3
4 AOS 9 MESES
Crescimento
Ainda ração de filhotes.
3


Para cães de porte médio:

IDADE
ETAPA
INDICAÇÕES
Nº VEZES AO DIA
6 SEMANAS AOS 4 MESES
Início crescimento
Comece a controlar hora da alimentação, tempo que deixa a comida e quantidade. De uma boa ração para filhotes. Há boas rações para raças de porte médio.
3
4 ATÉ 6 MESES
Crescimento
Ainda ração de filhotes.
3
6 AOS 12 MESES
Crescimento
Siga dando ração para filhotes e vá reduzindo o numero de vezes e aumentando a porção.
3 - 2


Para cães de porte grande e gigantes:

IDADE
ETAPA
INDICAÇÕES
Nº VEZES AO DIA
6 SEMANAS AOS 4 MESES
Início crescimento
Comece a controlar hora da alimentação, tempo que deixa a comida e quantidade. De uma boa ração para filhotes. Há boas rações para raças de porte grande.
2
4 AOS 18 MESES
Crescimento
As raças grandes podem adquirir massa muscular até os 3 anos, por isso a importância de uma boa ração.
1 ou 2

       As boas rações tem ração específica por idade e por tamanho do cachorro e também para cadelas na fase da sua prenhes e amamentação, quando deverá receber alimentação de 3 a 4 vezes ao dia, mas consulte seu veterinário para suprir adequadamente suas necessidades nesta época.





Buracos

Os cães podem fazer buracos na terra por vários motivos, por calor quando assim procuram uma terra molhadinha e mais fresquinha para deitar, para enterrar comida para conservar e comer em algum dia que falte, para chamar atenção quando não lhe damos a atenção devida, quando tem pouco exercício diário e assim gastam um pouco de energia destruindo e cavando, para caçar pequenos animais que entram em buraquinhos eles tentam alcança-los, vê o dono mexer no jardim e também quer mexer.
Bom, vamos às soluções, mas antes lembre que tudo o que eu vou aconselhar aqui deve ser feito sem que o cachorro veja:
1)    Onde o cachorro fez o buraco coloque ali as fezes dele e coloque terra por cima, mas uma camada fina, para que logo que ele comece a cavar encontre a terra. Repita o procedimento quantas vezes ele fizer o buraco. Temos que ser mais teimosos. HEHE.
2)    Onde o cachorro fez o buraco coloque ali uma bexiga de água e coloque uma leve camada de terra para que a mesma não estoure antes de ele tentar cavar e possa assim tomar um susto, mas esta técnica só será valida se o cachorro não estiver a procura de terra molhada mesmo, se for este o caso pode não resolver.
3)    Onde o cachorro fez o buraco coloque um pequeno balão ou bexiga cheio de ar e cubra com uma leve camada de terra, para que quando ele for cavar tome um susto.
4)    Esta técnica é mais complicada de ser feita e só deverá ser feita se você tem a certeza do que está fazendo e somente em casos extremos, quando nada mais resolveu. Onde o cachorro fez o buraco tampe o buraco novamente com terra, coloque ali uma pequena chapa metálica, ligue a ela um fio elétrico que deve também estar muito bem escondido e ligue o fio SOMENTE NO LADO POSITIVO DA TOMADA (coloque uma chave teste nos buraquinhos da tomada, onde acender uma luz é o lado positivo), se sua residência for trifásica eu não aconselho que faça de forma alguma e se você não tem total certeza de estar fazendo correto não faça. MUITO CUIDADO!

            Lembre sempre que todas as técnicas devem ser repetidas enquanto o cachorro persistir em fazer os buracos. Se você desistir poderá ser até pior. E nunca o cachorro ver você fazer a armadilha.





Cão agitado VS Cão calmo

    Ao escolher um filhote aqui no Brasil normalmente procuramos o cachorrinho mais ativo, que vem na gente primeiro que os outros, que inicia as brincadeiras e muitas vezes escolhemos o dominante do bando. Quando este chega em nossa casa queremos um cachorro calmo. Mas como podemos querer um cachorro calmo após ter escolhido o mais agitado da ninhada? E agora será que tem solução? Um pouco mais difícil sim fazer de um cão agitado um cão calmo, mas lhes afirmo que é possível, pois os cães são 70% a 75% aquilo que aprende o que convive conosco e 25% a 30% é genético, então podemos modelar do nosso jeitinho, é só agir da maneira correta e ele reagirá como esperado. Mas tenha sempre em mente que todo cachorro precisa de exercícios, de um líder e de carinhos, como diria o nosso estimado Cesar Millan Favela (O Encantador de Cães) “Exercícios, Disciplina e Carinho”.
    Muitas vezes precisamos de um cachorro mais agitado e em outras de um cachorro mais calmo, dependendo da utilização do mesmo. Um cachorro que faz agility não pode estar calmo na hora da competição, um cachorro que convive com idosos não pode ser agitado.
    Mas vamos agora dar duas receitinhas, uma para se ter um cão calmo e outra para se ter um cão mais agitado:

    1 – Para se ter um cão calmo – Além dos exercícios, de manter a liderança e de dar carinho há alguns detalhes quanto a cada um destes pontos e quanto as nossas ações no dia-a-dia que irão influenciar no comportamento de seu cachorro. Os exercícios não devem ser agitados, como corridas, saltos, cabo de guerra. Procure fazer com ele caminhas calmas, suba e desça escadas calmamente, natação também é uma boa opção pra que tem como utilizar este recurso. Quando fizer carinhos nele procure colocar as duas mãos em seu corpo e deslize vagarosamente, como se estivesse fazendo uma massagem relaxante, nunca de tapas como carinho por que isto o deixará agitado. Só de carinhos ou petiscos ou mesmo a sua comida, quando este estiver calmo e tranquilo. Outro detalhe muito importante, que muitas pessoas não dão muita bola para tal é o modo de falar, sendo a audição um dos principais instrumentos de trabalho de um cachorro é então através dele que este perceberá muitas coisas. Quando gritamos ou falamos rápida e agitadamente, teremos como resultado um cachorro agitado. Procure então falar em tom baixo, suave, tranquila e vagarosamente. E sempre que falamos baixo em tom mais suave e grave o cachorro costuma prestar mais atenção e respeita muito mais.
    2 – Para se ter um cão mais agitado e ativo – Além dos exercícios, de manter a liderança e de dar carinho há alguns detalhes quanto a cada um destes pontos e quanto as nossas ações no dia-a-dia que irão influenciar no comportamento de seu cachorro. Procure fazer exercícios vigorosos, caminhadas devem ser rápidas, saltos são muito bons para isto, corridas também, brincadeiras de cabo de guerra e de atirar bolinha para este buscar são excelentes. Ao dar-lhe carinhos pode fazer com vigor, até mesmo dando tapinhas em sua musculatura, isto o deixará mais ativo. Quando falar com ele, procure falar em tons mais altos, rapidamente, estimulando-o.





Cães Sensíveis a Barulhos




Muitos cães tem sensibilidade a algum ou a vários barulhos, alguns entrando realmente em pânico. Alguns fogem de casa devido a trovões, foguetes, alguns se escondem embaixo de móveis e ficam tremendo. Existe ainda o perigo para aqueles que moram em apartamentos do cachorrinho tentar se atirar pela janela. Alguns ficam paralisados, babam e podem até mesmo por tanto pavor chegar a morder a quem se aproxima quando este está escondido, mas não pense que isto é uma agressão, pois ele neste momento nem percebe o que esta fazendo e a quem esta tentando morder.
                Algumas pessoas afirmam que este medo e todas as suas reações são devido a sensibilidade de seus ouvidos e por escutarem mais do que nós, o que não condiz com a realidade, para causar a dor que estas pessoas imaginam que os cães sentem o estampido apito ou seja la o que for deve ser muito próximo ao conduto auditivo, o que causaria dor em qualquer um de nós humanos também.
                Na maioria das vezes os cães ficam assim por associarem determinado barulho a algo desagradável.
Como donos e sendo as pessoas em que eles mais confiam podemos ajudá-los a se livrarem disto. Para tal vou lhes ensinar algumas técnicas das quais algumas já fiz uso e obtive muito sucesso. Lembre em todos os momentos que não é momento de brigar com ele, pois o mesmo já tem coisas ruins em sua mente associadas ao barulho, então mantenha a calma o tempo todo e sempre lhe mostre que esta tudo bem, mas sem ficar pegando-o no colo ou lhe enchendo de carinhos,  para tal primeiro o cão deverá estar calmo.

1)      Fazer um barulho semelhante ao que o cachorro tem medo todas as vezes que for que estiver chegando em casa, antes de lhe dar comida, antes de sair para passear, fazer o barulho com ele na guia e imediatamente lhe dar um petisco (podendo aqui utilizar o comando “senta”) repetindo o procedimento por diversas vezes até que o mesmo esteja mais calmo quando o mesmo ganhará carinhos petiscos e tudo o que gosta, antes de fazer com ele a brincadeira que mais gosta. Tudo isto fará com que o cão associe o barulho com algo bom, assim quando ocorrer o barulho espontaneamente ele ficará aguardando o que virá de bom e não entrará em pânico.

2)      Brincar com ele fazendo ao mesmo templo barulhos semelhantes ao que ele tem medo, mas para que o mesmo não saia correndo e pare de brincar, mantenha seu companheiro na guia, estimulando-o a continuar a brincadeira, como se nada tivesse acontecido. A cada dia que for fazer a brincadeira, conforme ele for acostumando com os barulhos, procure intencificar a altura e a quantidade de barulhos feitos durante a brincadeira. Para tal brincadeira existem alguns brinquedos emborrachados que são ótimos para se bater no chão para causar um estrondo caso seja este o medo e os mesmos também possuem apito normalmente, caso o medo seja de apitos, mas para o caso do apito pode-se comprar alguns apitos diferentes para tocar enquanto brinca.