Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Brincadeira de Morder



            No inicio a brincadeira do filhote a gente até acha legal, mas o tempo vai passando e as brincadeiras vão ficando mais fortes e podem nos machucar, e ele começa a nos ter como igual, ou seja, não somos os lideres. O líder não deixa que o morda nem de brincadeira. Se o deixamos brincar conosco de morder, além de perder a liderança (como já havíamos visto é muito importante para nós e para eles que sejamos os lideres da matilha), esta brincadeira pode virar uma pratica constante e difícil de ser controlada.
            Existem algumas técnicas para se ensinar o cachorro a não brincar de morder a nós ou as nossas roupas, mas claro que devemos sempre lembrar que o cachorro precisa ter exercícios diários para gastar suas energias, outra coisa que deveremos lembrar é de brincar com ele com o seu brinquedo na hora certa (como já havíamos visto) para que ele saiba que tem hora para brincar também e que não é ele quem decide quando vamos brincar com ele.
            Estas técnicas podem ser utilizadas desde o momento que o filhote já possui dentinhos e começa a fazer brincadeiras de morder. Quanto mais cedo o ensinarmos mais rápido ele para de ter o comportamento indesejado.
            Vamos ás técnicas:
1)    Quando o cachorro morder, não importa se é a mão, braço, pé, calça, ou seja o que for, NUNCA deverá retirar ou tentar afastar da boca dele o que ele mordeu e sim ao contrario, manter em sua boca a nossa mão, por exemplo, e com a outra mão pegar por cima de seu focinho, colocar seus lábios superiores para dentro de sua boca e pressionar contra seus dentes. Alguns dirão agora: - Ai que judiaria!!!!
Será?
Afirmo-lhes que não é judiaria, pois isto se assemelha a mordida que a mãe dele da quando não quer mais que ele mame, por que já esta cortando a sua pele com os dentinhos afiados, sendo assim ele já deverá conhecer bem este procedimento, por que sua mãe canina já utilizou para fazê-lo parar de morder o seu peito. Outro membro da matilha também utiliza esta mesma técnica para mostrar que não aceita determinados comportamentos, nós o conhecemos por cão alfa, o líder da matilha. E com esta técnica sendo utilizada será rápido que ele aprenderá e nos tomará por lideres. Juntamente com o apertão podemos se for o caso de ele ser um pouco insistente um “NÃO!” de forma firme, mas claro sem gritos, deve ser dito em tom baixo, quase como se fosse um rosnado.
2)    Quando o cachorro morder, não importa se é a mão, braço, pé, calça ou seja o que for, NUNCA deveremos retirar ou tentar afastar da boca dele o que ele mordeu e sim ao contrario, manter em sua boca a nossa mão por exemplo e com a outra mão dar um tapinha em seu focinho, dizendo “NÃO!” de forma firme, mas claro sem gritos, deve ser dito em tom baixo, quase como se fosse um rosnado.
Esta técnica agora só vale para mãos e dedos, até podendo ser utilizada com o braço se o cachorro já for um pouco maior e de raça grande. Quando o cachorro morder a nossa mão como já foi dito antes não deveremos retirar de sua boca nem tentar afastar dela, mas ao contrario, vamos colocar mais para dentro, o máximo possível, para que ele se sinta agoniado e tente ele mesmo retirar sua mão da boca dele, se ele voltar a morder utilize o mesmo procedimento (seja mais teimoso (a) que ele), até que ele desista.

Nenhum comentário: