Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cão que Late Muito


Vários motivos levam o cachorro a ficar latindo constantemente, vamos comentar sobre cada um destes motivos e qual a solução para cada um:
1º O cão pode se sentir sozinho ou sentir a falta do dono que precisa sair de casa. Uma solução é se ter outro cão para lhe fazer companhia. Outra maneira de ele pensar que tem uma pessoa em casa, pois para muitos outro cachorro não resolve, pois querem a companhia de uma pessoa é manter a TV ou rádio ligados, eu dou preferência a TV, pois é mais comum as pessoas ficarem falando na televisão enquanto no rádio há bastante música o que faz algumas pessoas pensarem que a música lhe manterá calmo, em alguns casos sim o cão se acalma, mas se for o caso do cão sentir a falta de pessoas por perto o ideal é ter a voz de pessoas falando e a TV é mais apropriado para tal. O mesmo que vimos para o filhote de deixar uma peça de roupa nossa para ele dormir pode ser feito para o cão adulto não se sentir só.
2º Falta do que fazer. Deixe com ele (só na hora que for sair) um brinquedo, um ossinho, alguma coisa para ele passar o tempo, procurando variar o brinquedo ou petisco.
3º Ansiedade. Isto é um problema mais grave, que deve ser acompanhado por um veterinário. Alguns veterinários hoje em dia trabalham com florais que dão bons resultados para tal problema e quanto mais cedo se começa o tratamento melhor.
4º O dono treina o cão para latir. Vocês dirão: - EEEPAAAAAA eu não treinei meu cachorro para latir!!!
Será? Muitos treinam também para pular nas pessoas, mas isto é outro tópico que abordaremos logo!
A coisa começa mais ou menos assim: - AUAU
- Que é REX? Ta com fome?! (da uma comidinha, um petisco) Saudade da mamãe?! (chama e faz um monte de festinha ou da colinho) Quer passear?! (Leva pra passear).
Pronto o cão esta treinado para latir! Agora vamos reeducar ele. Peguem um borrifador de água (aqueles de jardim), coloquem água nele e sem que o cão veja, o experimente, para que fique regulado para ficar não um esguicho e sim quase um vapor saindo dele, pois o objetivo não é molhar o cão e sim que ele se surpreenda, mantenha o borrifador por perto de você o tempo todo, quando o cão começar a latir, borrife próximo a sua cabeça, para que o mesmo tome um susto e pare de latir, durante o dia, quando o animal estiver quieto de algum petisco, de carinho, colo ou saia para passear e nunca mais faça estas coisas quando ele latir pedindo.
5º Os cães não sabem quantificar o tempo como nós o fazemos, então alguns minutos para eles podem parecer muito tempo, como eles detestam que fiquemos longe deles, latem para que voltemos para perto. Uma boa técnica para isto é treinar o cãozinho para ficar. O que será tema de meu próximo tópico. Gostaria muito de só dizer aqui, mas é preciso todo um passo a passo também para se conseguir tal intento.
6º Cão esta com muita energia por falta de exercícios. Caminhadas diárias ajudam dependendo do indivíduo, alguns precisam mais que isso, mas tome cuidado. Não de comida ao cão 4 horas antes de passear, só de comida ao cão 4 horas após o passeio, só de água ao cão 1 hora após o passeio.

Uma solução que é bastante efetiva e que se torna eficaz mesmo com a ausência dos donos é uma coleira anti-latidos. Existem algumas no mercado hoje em dia. Uma delas borrifa água no cão quando ele late outra você pode regular a quantidade de latidos seguidos o cão pode dar e então a coleira da um pequeno choque no cão, fazendo com que se assuste e pare de latir outra coleira é com ultra som que emite um som que para nossos ouvidos é impossível de escutar, mas que eles escutam e é um apito muito alto que nem dói nem machuca o cão, mas que como as outras coleiras ele se assusta com o barulho diferente e assim toda vez que late ouve o barulho alto, se sente incomodado e acaba por preferir não latir. É um auto treino, que em pouquíssimo tempo terá solucionado o problema. A para quem ficou preocupado com o choque lhes digo que não é algo que vai machucar o cachorro, pois a coleira é com bateria, então o choque é muito fraco para que machuque, é mais um susto mesmo de algo desconfortável em seu pescoço quando late.

3 comentários:

Andrade Santos disse...

Boa Tarde amigo, excelente texto, Eu sou adestrador de cães e quero aproveitar e emendar algumas coisinhas, os cães latem por que é dessa forma que eles tentam se comunicar, cada latido quer disser algo de diferente e é importante aprendermos a identificar isso.

Aprender como adestrar um cachorro é fundamental.

Obrigado pelo espaço.

Anônimo disse...

Ola. Tenho 20 cães resgatados. Eu tinha uma em um abrigo. Foi filhote ainda para o abrigo e infelizmente nao consegui doar porque toda vez que levo nas feiras de doação tenta morder as pessoas. Consegui arrumar um espaço no meu quintal porem fica na parte dos fundos da casa e um pouco afastado. Nao gostava de deixar no abrigo e consegui arrumar esse espaço. Talvez nao seja ideal mas com certeza é melhor que no abrigo. Porem aqui ela late e chora muito mas muito mesmo...dia e noite. O que faço? Nao tenho outro espaço para deixar porque ela mostra os dentes para os meus outros e pode dar brigas.

AlfaDog disse...

O cão que fica isolado pode ter mais problemas de comportamento, vai latir mais e ficar mais antissocial! Sugiro fazer socialização com o cão para se dar com os outros e colocalo para fazer exercícios diários! Um cão sem exercícios ou isolado pode ficar muito ansioso e acabar latindo muito ou ficando mesmo antissocial!