Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fica


            
            Hoje vou detalhar uma maneira muito simples de se ensinar o cão a ficar!
            Procure utilizar estes procedimentos dentro de seu pátio ou apartamento, para que não haja possibilidade alguma de o cachorro fugir.
            Tendo o cão já aprendido anteriormente a sentar, vamos agora aproveitar esta posição em que o cão está para ensiná-lo a ficar sob nosso comando.
            Estando o cachorro já sentado ao nosso lado, com a mão aberta mostramos a palma da mão para o cachorro e ao mesmo tempo daremos o comando “Fica!”, mas como a palavra fica é curta e aguda, isso faz com que o cachorro tenda a ação e não a estagnação, que é o nosso objetivo, para facilitar para o cachorro deveremos alongar a palavra fica. Assim: FIIICAAA. Falando ela com calma, pois ele deve manter-se calmo nesta hora, se o deixarmos agitado ele vai querer levantar e assim tornará o trabalho um pouco mais difícil. Após ter feito o gesto e falado o comando, nós deveremos fingir que damos um passo, ou seja, levantar um pouco o pé e voltar com ele para o mesmo lugar ao lado do cachorro. Tendo ele ficado no lugar deveremos: elogiar, fazer carinho, brincar com seu brinquedo favorito para quem gostou da técnica do brinquedo ou até mesmo dar-lhe algum petisco. Repita algumas vezes da mesma forma. No próximo dia deveremos dizer o comando “FIIICAAA!” com a mão aberta mostrando a palma para o cachorro, fingir que caminhamos, mas ainda parados no mesmo lugar (dependendo do cachorro poderemos fazer varias etapas em um só dia). Para próxima etapa vamos dizer o comando “FIIICAAA!” com a mão aberta mostrando a palma para o cachorro dar um passo curto à frente e voltar imediatamente para o lado dele e lhe dar elogios, carinhos, brincar com seu brinquedo favorito e até mesmo dar algum petisco. Assim a cada dia iremos aumentar a distancia que vamos ficar longe dele, mas sempre com calma para não precisar corrigir, pois o ideal é que ele sempre acerte, mas para isso devemos ir com calma.
            Quando já estiver conseguindo dar toda distancia da guia, vá aos pouquinhos aumentando agora o tempo que fica longe dele, mas é aos poucos mesmo, se um minuto para você não é nada, para ele longe de você é uma eternidade.
            Já estando o cachorro conseguindo ficar por alguns minutos longe de você sem levantar chegou agora o passo mais difícil de conseguir, sumir da vista dele. Faremos para isso que ele se sente próximo a uma porta, muro, arvore, qualquer lugar onde possamos nos esconder, estando a alguns passos dele e ainda com a guia na mão, como no inicio vamos sumir e voltar, sem nem parar escondidos. Da mesma forma que fomos aumentando o tempo que ficamos longe dele, vamos agora aumentar o tempo que sumimos de sua vista.

Um comentário:

Edna disse...

Que Lindaaaaaa

eu quero que o Slater faça isso!!!

Eu acho q ele consegue hehehhehe!!!

Muito Legal Ronald... Tu dividir teus conhecimentos conosco... serei visita constante por aqui!!!