Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Senta



Para se fazer o cão sentar existem vários métodos, mas lembre-se que em todos eles o ideal é que o cachorro no início esteja controlado pela coleira ou enforcador em uma boa guia. Lembre também que as aulas devem ser curtas e agradáveis, não devendo exceder quatro repetições do mesmo comando:

1º Segure firme pela coleira ou enforcador, ao mesmo tempo deve elevar um pouco e trazer para trás a coleira e nos ossinhos do quadril dele pressionar com os dedos indicador e polegar para baixo, mantenha a pressão até que ele se sente. Ao conseguir com que ele se sente diga o comando "Senta" de á ele muito carinho e elogios, repetindo "Senta" em forma de elogio, podendo mesmo dar a ele um pestico, mas ele deve permanecer sentado, se levantar deve parar com os carinhos e elogios e fazer com que sente novamente.
2º Com algum petisco que ele goste muito, que pode estar em um bolso, pochete, escondido em algum lugar, pegue um pequeno pedaço do petisco e na mão e sem deixar que ele coma permita que sinta o cheiro, eleve a mão acima da cabeça dele, fazendo com que ele olhe para cima, mantenha assim até que ele sente diga "Senta!" e entregue imediatamente o petisco para ele e lhe de carinhos e elogios.
3º Parecido com o método anterior, você poderá utilizar uma bolinha ou qualquer brinquedo que ele goste muito de morder. Eleve a bolinha acima da cabeça do cachorro, se o mesmo tentar pular para pegar não permita, mantenha a bolinha elevada até que ele se sente e imediatamente diga "Senta!", lhe entregue a bolinha e lhe de muito carinho, da mesma forma que no método anterior pare imediatamente de fazer carinhos e retire a bolinha de sua boca se ele levantar.
4º Outro método que não gosto muito, mas, que postarei, por que em todos os anos que tenho de adestramento houve uma vez em que foi necessário utilizá-lo, por ter pego um cão extremamente violento e precisei então dominá-lo para poder dar sequência ao trabalho. Consiste do seguinte: O cão deve estar em um bom e forte enforcador atrelado a uma grande e forte guia, enrolar a guia na mão e elevar a mesma acima da cabeça do cão, a ponto de fazer com que ele comece a se sentir desconfortável e acabe por sentar, alguns indivíduos é necessário até mesmo fazer com que suas patas anteriores sejam suspensas no ar. (EU NÃO SOU A FAVOR DESTE MÉTODO) 
    Existem outras técnicas sim, mas todas são mais complicadas e exigem que a pessoa tenha maior experiência para poder utilizar, portanto irei procurar facilitar ao máximo para quem quiser trabalhar seu próprio cão.
    Veja uma cadela Mastin Napolitano com 7 meses em seu terceiro dia de aula trabalhando solta, onde usei a técnica do brinquedo:



Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Ronald!

Tomei conhecimento de seu blog por intermédio da Angela Oyarzábal. Tentei postar uma mensagem, mas deu erro, por isto tomo a liberdade de enviar um e-mail.
Sempre tive cacchorros, várias raças. Hoje tenho 5 fêmeas, samoieda, border"lata", beagle"lata", boxer e a mais nova com quase 1 ano ,setter. Já criei setter, mas esta é muito danada, é assusatada, morre de medo de andar de carro e o que mais incomoda é que late o dia inteiro por qualquer coisa ou qdo quer algo. Comprei do canil com 14 semanas, acho que alguma coisa não estava certa lá, pois uma amiga ficou com a irmã que tem comportamento igual.
Como educar para que não lata tanto e incomode os vizinhos!!!
Se puder dar alguma dica no blog agradeço.
Obrigada,

Ruth Mocellin