Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cão Alfa


           Liderança! Esta é a solução para muitos dos problemas que acabam ocorrendo com os cães em nosso lar. Eles são animais essencialmente de matilhas e precisam de um líder na sua matilha! E nós querendo ou não somos parte da matilha deles, pois eles assim nos veêm. Nós devemos procurar sempre sermos os lideres da matilha, por vários motivos.

            Um cão com temperamento forte não tendo um líder ele mesmo assumirá a liderança e acabará por nos dominar, não aceitará determinadas ações vindas de nós, rosnando, latindo ou até mesmo mostrando os dentes. Vi um caso a alguns anos atrás de uma Poodle que deitava na cama da dona e assumiu a cama como dela, quando a dona tentava mandar a cadela sair ela rosnava e mostrava os dentes, a dona tinha que aguardar ela sair para deitar, o dia em que a dona disse chega e a jogou para fora da cama puxando pelo lençol ao deitar a Poodle pulou em cima dela e a mordeu no pescoço, depois de adestrada e com a retomada da liderança os problemas acabaram.

            O cão submisso por não ter um líder se sente inseguro, fica agitado, inquieto. Muitos acabam ficando com muito medo por não terem um líder junto deles.

            Mas como tomar a liderança?! Não é batendo que se toma a liderança! Na maioria dos casos é muito simples se ter a liderança da matilha. Há alguns casos extremos sim em que acabamos tendo de usar a força física para subjugar um indivíduo de temperamento muito agressivo e que teima em assumir a liderança, mas estes eu aconselho que sejam acompanhados por um bom adestrador para que se assuma a liderança deles. Vamos aqui tratar dos que podemos em casa mesmo treinar e assumir a liderança. Mesmo dando carinho e tudo que há de bom não podemos deixar ele mal por não ter um líder.

            Há varias maneiras de se mostrar que somos os lideres:

1)    Quem manda na comida é o líder. Em matilhas de carnívoros quem come primeiro e a melhor parte é o líder. Em nossos lares não vamos comer a comida dele (HEHE), mas vamos determinar hora certa, lugar e quando estão autorizados a comer.

Um cão adulto pode comer uma ou duas vezes ao dia, o ideal é pela manhã cedo e á tardinha. Ao servirmos a sua comida, antes de largar ao chão devemos comandar para que ele sente e aguarde, comandando “Senta!”, se ao tentarmos largar o prato ele se levantar devemos corrigi-lo e mandar novamente ele sentar, até que o mesmo fique sentado e aguarde que larguemos o prato e então comandamos na hora que ele for comer “Come!”. Como se a gente que tivesse mandado e depois de alguns dias praticando isso faremos aos poucos ele esperar até que realmente a gente comande “Come!”. De a ele 5 minutos para comer, se ele se afastar do prato, mesmo não tendo comido tudo, retire o prato e guarde a comida em uma sacola plástica separada, nunca com a comida que ainda não foi servida.

2)    Nos passeios não deixe que ele lhe arraste, coloque o enforcador (neste caso não deve ser usado uma coleira, pois há perigo do animal escapar) na parte bem de cima do pescoço, logo atrás das orelhas, para que assim se tenha o controle total. Ele não deve puxar para todos os lados, nós determinamos para onde ir, a velocidade, se deve ou não cheirar a grama. Mantenham o enforcado sempre bem colocado, mas sem enforcá-lo, só puxem mais forte se ele tentar arrastar ou fizer o que não deve, se estiver quieto ao seu lado podem deixar a guia mais solta. Uma coisa muito importante em uma matilha é que o líder fica á frente sempre que a matilha está se locomovendo, então nunca deixe que ele vá à sua frente.

3)    Na hora de brincar muita gente acha que este momento descontraído pode ser sem o menor controle. Ledo engano! Temos também que ter o controle neste momento, afinal de contas somos os lideres em todos os momentos, não existe líder só em um momento, líder é líder e pronto. Como na comida a brincadeira deve ter hora para começar. Vou dar como exemplo a brincadeira da bolinha e depois vou postar um vídeo para vocês verem como proceder nela.

Pegamos a bolinha que nós já havíamos guardado ao final da última vez que brincamos, vamos até a melhor posição para se atirar a bolinha, mandamos que o cão sente e só quando ele o fizer atiramos a bolinha e comandamos ao mesmo tempo para pegar ela, que pode ser: “VAI!”, “PEGA!”, “BUSCA!”, “TRAS”, fica ao seu critério, afinal você é o líder ou não é?! Quando ele voltar mandamos ele soltar a bolinha ou brincamos um pouco dando carinho e depois pegamos a bolinha mandando ele soltar e sentar para então atirar novamente.

4)    Nunca vá até o cão, ele deve ir até você.

3 comentários:

AlfaDog disse...

Comentem, tirem duvidas, peçam artigos, falem sobre seus cães...
Fique a vontade, pois o blog foi feito para auxiliar a todos que precisarem!

Unknown disse...

Amei esse post, gosto muito de animais e preciso saber como lidar com eles... Parabéns!!!

Unknown disse...

Amei esse post, tenho 3 cachorros e preciso colocar limites neles... Parabéns!!!