Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Junto (Editando)

Para iniciar esteja com o cachorro sentado, ao seu lado esquerdo, com o enforcador bem posicionado atrás das orelhas (veja como colocar o enforcador no post “Equipamentos: Enforcador”). Procure fazer as primeiras semanas de aula em seu pátio, deixando para sair quando você já estiver realmente controlando ele em casa, ai aos poucos se começa a ir para rua, mas sempre mantendo o controle, alongando os passeios aos poucos, vá com calma.
            Existem varias técnicas para se adestrar o cachorro para andar junto. Vou procurar ensinar para vocês o método mais tradicional, por ser o mais simples para ambos aprenderem juntos, você e seu companheiro canino.
            Dê o primeiro passo e ao mesmo tempo diga o comando “Junto” e estando com a guia inicialmente na mão direita (depois quando você já tiver mais tranqüilidade e controle isso não importará mais) segure firmemente a guia fazendo com que ela o puxe, se ele der o primeiro passo junto com você afrouxe o enforcador e lhe de elogios e carinhos.
            Ele empacou?! Calma, mantenha-se sempre calmo, às vezes para se adestrar ou educar precisamos fingir que ficamos brabos, mas não adianta ficar brabo de verdade, pois para nós isto dura mais tempo e para o cachorro logo após o ocorrido tudo já passou. Há algumas técnicas para o cachorro que empaca, mas nunca volte até ele, agora não é o comando “Fica!”, então ele deverá ir até você, de alguns tapinhas em sua própria perna incentivando ele a caminhar até você e se ele for dê a ele muitos carinhos e elogios ou até mesmo pode dar à ele um pedacinho de petisco.Dê mais um passo e repita todo o procedimento até que ele lhe acompanhe ao comandar “Junto!”, momento é claro que deverá receber carinhos elogios e até mesmo algum petisco.

            Tentou sair disparando na sua frente?! Segure a guia firmemente para que ele não saia do seu lado esquerdo. Ao parar de o comando “Senta!”, se ele sentar ao seu lado de a ele carinhos e elogios. Repita novamente todo o procedimento, até que o cachorro não tente mais disparar e sim o acompanhe e sente ao seu lado.

            Agora vamos dar alguns passos a frente e depois parar mandando ele sentar e ficar, ele fazendo como é de se esperar tudo correto de a ele muitos carinhos e elogios. Aos poucos vá aumentando a quantidade de passos dados.

Se já esta conseguindo caminhar vamos criar mais algumas dificuldade para vocês dois:
1) Quando estiver andando em frente gire 180º para direita, ou seja vai andar no sentido ao contrario que estava, se ia para o lado norte agora esta indo para o sul, pare e mande o cachorro sentar e de a ele carinhos e elogios.
2) Agora você fará o giro para o lado esquerdo, ou seja para o lado do cachorro, se ele tiver um pouco de dificuldade tenha paciência, execute da seguinte forma no inicio: segure a guia um pouco para trás e ao começar a volta para a esquerda faça elevando o joelho esquerdo e vá se atravessando na frente dele, para que assim ele aprenda a esperar, pois quem fica no centro da curva deve andar mais lentamente, terminando a curva pare e mande-o sentar, assim que o fizer de a ele muitos carinhos e elogios.
        Vocês já estão conseguindo fazer tudo perfeitamente?! Se não estão ainda comente o que esta faltando, pois logo vamos ter que sair para as ruas, o que vai provavelmente complicar um bocado e você terá que aprender vários truques novos para manter seu companheiro canino sobre controle.

           Chegou a hora da prova para ver se realmente vocês estão bem e se você humano está na liderança. HEHE
            Bom para começar, antes de sair a rua terá um portão pela frente e para não estragar o que ele já deveria ter aprendido que é não sair pelo mesmo, teremos de seguir algumas regras para que ele acostume a somente sair se for comandado por você e nunca sozinho. Para sair deve ser sempre pelo portão pequeno, nunca pelo portão grande. Em frente ao portão aberto você sai e o cachorro fica, retorne até ele, com ele sentado arrume bem o enforcador atrás das orelhas, comande “Junto” e leve-o com você para fora do portão, pare e comande “senta”. Mantenha a tranquilidade, mas seja firme, seja O Líder de Sua matilha, os mesmos procedimentos que teve para o junto até agora você deverá tentar executar em frente a sua casa, tendo sempre a certeza de que ele se mantém tranquilo e atento a você, enquanto vocês não estiverem fazendo tudo perfeitamente na sua quadra, evite passeios mais longos, onde poderão ocorrer maiores imprevistos.
            As dicas que darei agora você usará primeiramente na frente de sua casa, estenderá o passeio para sua quadra quando estiver mais seguro e para o quarteirão quando tiver certeza que consegue executar tudo com tranquilidade de um verdadeiro Líder da matilha, após o quarteirão estar dominado passeie livremente, mas sempre seguindo as dicas necessárias.
            Lembrando que o enforcador deve estar posicionado atras das orelhas, sem pressão. Para posiciona-lo não utilize as duas mãos na rua, uma das mão segure a guia, com a outra envolva o pescoço do cão, pegue o enforcador e vá arrumando por toda a volta de seu pescoço até que esteja bem posicionado. Por que não usar as duas mãos?! Por que estando você com o enforcador nas duas mãos, se seu cachorro der um pulo rápido para trás estará fora do enforcador sem que você possa fazer nada. Se você estiver somente com uma mão no enforcador e outra na guia, ficará mais fácil para soltar o enforcador e segurar firmemente a guia e voltar a ter o controle.
            1 – O cão deve olhar para frente ou para você, não deverá ficar olhando para todos os lados. Segure firme o enforcador fazendo pressão para ele se sentir incomodado e virar para frente, outro truque que pode chamar a atenção dele é cutucar com seu calcanhar na virilha dele e seguir andando naturalmente.
            2 – O cachorro não deve ficar muito afastado de você, alguns tentam ficar a mais de 50 cm de distância de nossa perna o que torna mais difícil o controle de tal. Se você seguiu corretamente os passos para o cachorro ir até você e receber carinhos e elogios, normalmente ele não ficará apreensivo de ficar próximo de sua perna. Se apesar de tudo ter sido feito corretamente e ele tem esta “mania” para isso existem dois truques que utilizei nestes anos todos e sempre deu certo. Ande com ele junto as paredes e assim você poderá ficar próximo dele e o mesmo não terá para onde ir ou em uma calçada onde haja uma boa altura abaixo dela, mantendo ele junto a beirada assim ele vai preferir ficar junto a sua perna a cair, se a altura da calçada não é grande, faça com que fique na parte de cima utilizando a guia e enforcador, mas sempre com calma, pois ele deve gostar de estar ao seu lado.
            3 – O cachorro não deve ficar empurrando a sua perna, ele normalmente faz isso para prestar atenção em outras coisas e não sair do seu lado, mas a atenção dele deve estar no passeio e em você, pois não estando com a atenção para você e estando fixado em outra coisa (normalmente outro cão), a chance de você perder o controle é grande. Então antes que chegue a perder o controle tome a seguinte providencia, ao notar que ele esta com as orelhas em atenção fixando o olhar para um lugar, de um pequeno tranco no enforcador e logo deixe ele solto novamente, se ele já chegou ao ponto de encostar o ombro em sua perna cutuque ele com o joelho e de um pequeno tranco com o enforcador e se ele voltar ao comportamento normal volte a soltar a guia tranquilamente.
            4 – O cachorro avança em outros cães. Se deixou chegar a este ponto faltou controle nas outras partes que o fizeram chegar aqui. Primeiramente terá que realmente assumir a liderança, pois um líder não admite este tipo de comportamento. Quando ele estiver calmo e submisso a você, suas orelhas não estarão mais voltadas para frente em modo de guarda, ele estará calmo, tranquilo e você poderá dar carinho a ele, que entenderá que este é o comportamento esperado. Se notar um mínimo sinal de que o cão não esta calmo caminhando ao seu lado, elevou as orelhas, abaixou um pouco o corpo, qualquer destes sinais demonstra sua tensão e fará logo em seguida que você perca o controle e será mais difícil depois domina-lo, então no primeiro sinal de logo um pequeno tranco chamando sua atenção, pode mesmo parar a caminhada para corrigir até que ele esteja calmo e submisso a você. Lembre sempre de manter o enforcador bem posicionado, nem que para isto tenha que arrumar varias vezes na caminhada, depois que você adquirir alguma experiência será mais simples e dificilmente o enforcador sairá do lugar.

         Lembre sempre de qualquer coisa comentar para que eu possa tentar ajudar a resolver o seu problema.

Nenhum comentário: