Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Comida


           A comida varia a sua quantidade de vezes oferecida durante o dia e o tipo de alimento oferecido também, conforme a idade do cachorro.
            Lembre-se sempre que: o cachorro não deverá comer 4 horas antes de qualquer exercício e deve aguardar ao menos 2 após o exercício para se alimentar. Motivo?! Quando o animal (qualquer que seja ele tendo sangue acontecerá o mesmo), se alimenta o estomago é superirrigado por sangue para auxiliar na digestão, ao fazer exercícios a musculatura começa a exigir sangue, o qual sai rapidamente do estomago para suprir a necessidade dos músculos, ao sair do estomago este pode ter uma torção gastrointestinal, que popularmente alguns chamam de nó nas tripas, e que realmente parece ser um nó e que somente poderá se resolver através de uma cirurgia, onde o veterinário terá de retirar a parte do estomago que se contorceu e emendar novamente o estomago, quando 75% dos cães não resiste e acaba por morrer.
            Veja abaixo as tabelas para alimentar seu cão de forma adequada.

Do nascimento ao desmame:
IDADE
ETAPA
INDICAÇÕES
Nº VEZES DIA
1º ATÉ O 12º DIA
Neonatal
Deve somente mamar em sua mãe, pois ela dará os nutrientes necessários e com isso o filhote adquirirá sua imunidade.
A vontade
13º DIA ATÉ 20º DIA
Transição
Idade em que o cãozinho começa a abrir olhos, ouvidos e a andar. Pode-se começar a oferecer também alguma papinha. Procure alguma boa marca industrializada.
2 a 3
21º aos 2 meses
Desmame
Mais ativo, mas ainda depende de sua mãe e irmãos. Separa-se aos poucos da mãe para dar a ração desmame, que também há boas marcas industrializadas. Ainda deve mamar.
2 a 3 vezes mamar e 2 vezes ração desmame.




Para cães de pequeno porte:

IDADE
ETAPA
INDICAÇÕES
Nº VEZES AO DIA
6 SEMANAS ATÉ 4 MESES
Inicio crescimento
Comece a controlar hora da alimentação, tempo que deixa a comida e quantidade. De uma boa ração para filhotes. Há boas rações para raças pequenas.
3
4 AOS 9 MESES
Crescimento
Ainda ração de filhotes.
3


Para cães de porte médio:

IDADE
ETAPA
INDICAÇÕES
Nº VEZES AO DIA
6 SEMANAS AOS 4 MESES
Início crescimento
Comece a controlar hora da alimentação, tempo que deixa a comida e quantidade. De uma boa ração para filhotes. Há boas rações para raças de porte médio.
3
4 ATÉ 6 MESES
Crescimento
Ainda ração de filhotes.
3
6 AOS 12 MESES
Crescimento
Siga dando ração para filhotes e vá reduzindo o numero de vezes e aumentando a porção.
3 - 2


Para cães de porte grande e gigantes:

IDADE
ETAPA
INDICAÇÕES
Nº VEZES AO DIA
6 SEMANAS AOS 4 MESES
Início crescimento
Comece a controlar hora da alimentação, tempo que deixa a comida e quantidade. De uma boa ração para filhotes. Há boas rações para raças de porte grande.
2
4 AOS 18 MESES
Crescimento
As raças grandes podem adquirir massa muscular até os 3 anos, por isso a importância de uma boa ração.
1 ou 2

       As boas rações tem ração específica por idade e por tamanho do cachorro e também para cadelas na fase da sua prenhes e amamentação, quando deverá receber alimentação de 3 a 4 vezes ao dia, mas consulte seu veterinário para suprir adequadamente suas necessidades nesta época.

Nenhum comentário: