Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

domingo, 16 de outubro de 2011

Cães Agressivos?!


Na enquete que coloquei sobre qual raça era considerada a mais agressiva entre elas, como eu já esperava a que mais recebeu votos foi o Pitt Bull, raça que muitos de nós adestradores temos dificuldades em transformar em cão de guarda pela sua docilidade, mas vou falar sobre esta e outras raças em outras postagens.
Nestes anos de adestramento e mesmo antes de começar a adestrar profissionalmente, já vi tantas raças tentarem agredir outros cães e seres humanos que vocês ficariam espantados. Vi Poodles que mandavam nas casas, Labradores que atacavam a que chegasse à casa e a outros cães, São Bernardo que detestava crianças e a outros cães outro que atacava as visitas e até mesmo as pessoas que passavam por ele nas ruas enquanto este passeava, um pastor que atacava violentamente até mesmo as pessoas da casa se estes chegassem ao seu alcance.
Todos estes cães que comentei, após algumas aulas e tendo convencido os donos de que era a maneira como eles estavam tratando seus cães que fazia com que agissem assim, mudaram e se transformaram em cães normais.
Os cães são animais de matilha, são dóceis por natureza, querem e gostam de contato conosco e com outros cães. A maneira como nós os criamos, adestramos, como os apresentamos para outras pessoas ou cães, a falta de exercícios, o isolamento, estas coisas sim o fazem dele o que ele é, pois como já havia comentado na postagem anterior o cachorro é reagente, ou seja, ele não reflete moralmente como nós deveríamos fazer, dependendo de como as coisas ocorrem na volta dele ele faz como alguns de nós quando esquecemos de refletir e reagem, mas para eles isto é o natural e quando nós modificamos o seu tratamento por exemplo, eles começam a modificar as suas reações.
Isolar um cachorro de tudo e de todos, como muitas pessoas faziam antigamente para tentar fazer do cachorro um melhor guarda tem dois extremos de reação da parte dele, ou ficará extremamente violento ou extremamente medroso e nenhum dos dois faz dele um bom guarda. É como se nós por não sabermos o que ocorrerá ao avistarmos um alienígena, se ele vai nos atacar ou o que, ou fugimos ou agredimos.
Não deixar que o cachorro chegue perto de outros animais faz com que ele ache que são perigosos e acabam por tentar atacá-los antes que estes o façam, o mesmo serve para quando não os deixamos se aproximar das pessoas nas ruas, puxando eles pela guia quando alguém se aproxima.
ATENÇÃO – Se seu cachorro já está reagindo com violência com você, outras pessoas ou outros animais, NÃO tente sozinho fazer com que ele mude as suas reações, procure um bom profissional da área para ajudá-lo a se modificar, há centros de adestramento muito bem preparados para auxiliar com este trabalho que pode ser bem difícil no início.

Nenhum comentário: