Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Equipamentos Necessários


Enforcador – Muito útil no trabalho de adestramento, nos facilita a manter o controle sobre o cachorro, tornando inclusive o trabalho de tomar a liderança muito mais fácil. Deve ser colocado no pescoço do cachorro na sua parte mais alta, logo atrás das orelhas, as argolas devem ficar ao lado direito do cachorro, que estará ao nosso lado esquerdo sempre. Os enforcadores podem ser de metal, couro ou nylon, de garras ou elos. Dê preferência sempre aos de metal de elos. Os de couro ressecam e acabam se partindo, os de nylon quando bem feitos são bons, mas é difícil se achar um bom e é preciso um pouco de experiência para trabalhar com eles sem machucar o animal ou não deixar-los escapar. Os de garras são os mais problemáticos, podem por um puxão forte perfurar o pescoço do animal, podem após alguns puxões fracos se abrirem e o cachorro tomando um susto sair correndo, usados ao contrario não tem eficiência e podem cortar ou perfurar a perna do proprietário.

            Como colocar o enforcador de elos?! E tem lado?! Tem sim! E se você colocar ele do lado errado não vai funcionar adequadamente! Pegue o enforcador e forme o laço, na argola que esta solta prenda a guia, segure somente o enforcador para visualizar melhor, deixe um pouco do enforcador para baixo. Olhando o enforcador de frente para você, você vê um “P”? Se não vê gire-o agora esta vendo o “P”?! Está é a forma correta de colocá-lo no cachorro este estando de frente para você, coloque a parte de trás do “P” na cabeça do cachorro. Tirei uma foto para que vocês visualizem melhor, mas observem também a foto do cachorro ao meu lado de enforcador, estou caminhando com ele, sem fazer nem um pouco de força, nem estrangulá-lo. HEHE

OBSERVAÇÃO - O enforcador de elos deve ter os elos e as argolas maciças e deve se observar se são soldados, pois alguns de baixa qualidade não são soldados, o que pode fazer com que acabem se abrindo!


Enforcador de Nylon

Enforcador de Elos Curtos
Enforcador de Elos Longos
Lado Certo para Colocar Forma um "P"
Lado ERRADO o "P" fica invertido.
Enforcador de Couro
Enforcador de Garras



Posição correta do enforcador

















Guia – Assim como os enforcadores as guias podem ser feitas em diversos materiais e são de grande importância para se trabalhar com o adestramento ou simplesmente para passearmos com nossos cães, mas também como os enforcadores, devem ser fortes e de boa qualidade, não somente bonitinhos como algumas pessoas escolhem. Por mais tranqüilo que seja o nosso companheiro canino, devemos sempre lembrar que ele não deixou de ser um cachorro, tem seus instintos e mesmo que seja algo raro algum dia poderemos precisar segura-lo firmemente e se o equipamento que adquirimos não for de qualidade algo ruim pode acabar acontecendo. As guias podem ser feitas de couro, nylon, lona, etc.
As de couro assim como os enforcadores podem acabar se rompendo, claro que podemos tratar o couro com vaselina liquida uma vez a cada dois meses, o que fará com que dure mais, mas um dia vai se romper.
As de nylon podem machucar a mão do condutor e também tem o inconveniente de durarem pouco.
As de lona são as mais duráveis, resistentes e fáceis de trabalhar. Eu possuo uma há mais de dez anos e ela continua firme no trabalho, não esta mais bonitinha é claro, mas faz o seu trabalho.
Procure comprar nem muito longa nem muito curta, ficando em um metro e meio estará de bom tamanho para se passear ou trabalhar, as de meio metro são cômodas enquanto se esta andando, se vai parar para o cachorro fazer as necessidades (não se esqueça do saquinho) você terá que se abaixar, esticar, na hora de o cachorro deitar nunca terá guia o suficiente, as guias acima de um metro e oitenta lhe trarão dificuldades para acomodá-la na mão enquanto anda, pois terá muita guia sobrando.


Observação - Nunca use as guias retrateis, elas farão com que você perca totalmente o controle sobre seu cão. Também não compre aquelas que têm uma mola, pois elas acabam quebrando ou machucando a sua mão.

Guia de Couro














Guia de Nylon



















Guia de Lona













Brinquedo – Vários objetos podem ser utilizados como o brinquedo do cachorro. Uma bolinha de tênis, uma garrafa pet, um pedaço de mangueira, assim como os brinquedos comprados em pets-shop especializados. Qual o melhor a ser utilizado?! O que melhor você conseguir manter o controle e seu companheiro gostar, pois ele tem que ser fissurado no brinquedo para manter a sua atenção a qualquer custo. Mais tarde ensinarei a vocês como fazer o cachorro gostar tanto do brinquedo e como utiliza-lo.

Bolinha de Tenis

Garrafa Pet

Um comentário:

AlfaDog disse...

Aos poucos vou postando aqui sobre cada equipamento que voces podem fazer uso!