Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cães Sensíveis a Barulhos



Muitos cães tem sensibilidade a algum ou a vários barulhos, alguns entrando realmente em pânico. Alguns fogem de casa devido a trovões, foguetes, alguns se escondem embaixo de móveis e ficam tremendo. Existe ainda o perigo para aqueles que moram em apartamentos do cachorrinho tentar se atirar pela janela. Alguns ficam paralisados, babam e podem até mesmo por tanto pavor chegar a morder a quem se aproxima quando este está escondido, mas não pense que isto é uma agressão, pois ele neste momento nem percebe o que esta fazendo e a quem esta tentando morder.
                Algumas pessoas afirmam que este medo e todas as suas reações são devido a sensibilidade de seus ouvidos e por escutarem mais do que nós, o que não condiz com a realidade, para causar a dor que estas pessoas imaginam que os cães sentem o estampido apito ou seja la o que for deve ser muito próximo ao conduto auditivo, o que causaria dor em qualquer um de nós humanos também.
                Na maioria das vezes os cães ficam assim por associarem determinado barulho a algo desagradável.
Como donos e sendo as pessoas em que eles mais confiam podemos ajudá-los a se livrarem disto. Para tal vou lhes ensinar algumas técnicas das quais algumas já fiz uso e obtive muito sucesso. Lembre em todos os momentos que não é momento de brigar com ele, pois o mesmo já tem coisas ruins em sua mente associadas ao barulho, então mantenha a calma o tempo todo e sempre lhe mostre que esta tudo bem, mas sem ficar pegando-o no colo ou lhe enchendo de carinhos,  para tal primeiro o cão deverá estar calmo.

1)      Fazer um barulho semelhante ao que o cachorro tem medo todas as vezes que for que estiver chegando em casa, antes de lhe dar comida, antes de sair para passear, fazer o barulho com ele na guia e imediatamente lhe dar um petisco (podendo aqui utilizar o comando “senta”) repetindo o procedimento por diversas vezes até que o mesmo esteja mais calmo quando o mesmo ganhará carinhos petiscos e tudo o que gosta, antes de fazer com ele a brincadeira que mais gosta. Tudo isto fará com que o cão associe o barulho com algo bom, assim quando ocorrer o barulho espontaneamente ele ficará aguardando o que virá de bom e não entrará em pânico.

2)      Brincar com ele fazendo ao mesmo templo barulhos semelhantes ao que ele tem medo, mas para que o mesmo não saia correndo e pare de brincar, mantenha seu companheiro na guia, estimulando-o a continuar a brincadeira, como se nada tivesse acontecido. A cada dia que for fazer a brincadeira, conforme ele for acostumando com os barulhos, procure intencificar a altura e a quantidade de barulhos feitos durante a brincadeira. Para tal brincadeira existem alguns brinquedos emborrachados que são ótimos para se bater no chão para causar um estrondo caso seja este o medo e os mesmos também possuem apito normalmente, caso o medo seja de apitos, mas para o caso do apito pode-se comprar alguns apitos diferentes para tocar enquanto brinca.

Nenhum comentário: