Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Adestrador de cães e criador por 28 anos. Contato: Ronald Buchmann Cel: 51 951-93478 (Watts) https://www.facebook.com/RBAlfaDog/ Email: rbadestramento@hotmail.com

sábado, 17 de dezembro de 2011

Pastor Alemão



“No final do século XIX, foi realizada uma seleção metódica, nomeada pelo capitão Von Stephanitz, a partir das variedades dos Cães pastores alemães do Centro do Sul da Alemanha, com objetivo de criar um cão de utilidade altamente qualificado. Um cruzamento com o Pastor escocês também foi praticado. O Pastor alemão apareceu pela primeira vez na exposição de “Hanôver” de 1892. O clube alemão criado em 1899 se tornou se tornou o clube de raça mais importante do mundo. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Pastor alemão mostrou logo seus talentos: detecção de gases de combate, sentinela, auxilio na prestação de socorro. O Pastor alemão se tornou o arquétipo do cão de utilidade, e também graças a sua estética e sua adaptabilidade, o número 1 na cinofilia mundial.

Força e Elegância: trotador (movimentos de grande amplitude rentes ao solo)

Cabeça – Cuneiforme, bem proporcionada ao porte, sem ser pesada nem alongada, seca. O comprimento do crânio equivale ao do chanfro nasal. O stop não é muito pronunciado.
Focinho coniforme. Chanfrado nasal retilíneo. Dentadura robusta. Lábios secos.

Olhos – amendoados, levemente oblíquos, não proeminentes. A cor é a mais escura possível, de expressão viva.

Orelhas – firmes de tamanho médio, portadas e retas, simétricas, as conchas voltadas para frente, com as extremidades pontiagudas.

Corpo – De tamanho médio, levemente mais comprido que alto, de construção sólida, bem musculoso. Ossatura seca. Pescoço robusto, bem musculoso sem barbelas. Peito profundo. Dorso musculoso, ligeiramente inclinado para trás, lombo largo, fortemente desenvolvido. Garupa longa ligeiramente obliqua.

Membros – Membros anteriores retos, paralelos e secos. Membros posteriores ligeiramente inclinados para trás. Patas com dígitos bem juntos.

Cauda – Tufosa atinge pelo menos o jarrete, portada caída, descrevendo uma ligeira curva.

Pelo – Pelo duplo com subpelo. Pelo de cobertura denso, reto, áspero, bem assentado. Curto na cabeça, na face anterior dos membros e nas patas. Um pouco mais longo e farto no pescoço. Alongasse na face posterior dos membros, formando culotes. O pelo longo é uma falta eliminatória

Pelagem – Pretas com marcas marrons avermelhadas, marrons ou amarelas, até o cinza claro. Preta e cinza uniforme, sendo o cinza encarvoado (sombreado). Manto e mascaras pretos. Pequenas e discretas marcas brancas no antepeito são toleradas. O subpelo é cinza suave.

Tamanho – Macho: de 60 a 65 cm. Fêmea: de 55 a 60 cm.

Peso -  Macho: 30 a 40 kg. Fêmea: 22 a 32 kg.

Temperamento, aptidões, educação – Deve ser ponderado, bem equilibrado, autoconfiante, vigilante, dócil, corajoso, ter um caráter bem equilibrado e possuir instinto de luta. É obediente, perfeitamente fiel, possui um dos melhores faros. Vivo, alegre, leal, possui uma real capacidade de aprendizagem por gostar muito de obedecer.

Conselhos – Importância da educação que condicionará o comportamento futuro do animal. Cão esportivo que necessita de espaço, mas que vive bem na cidade e em apartamentos desde que possa beneficiar de passeiosdiários. Suporta mal a solidão e não pode ficar fechado durante o dia todo. Duas escovações por semana. Numa ninhada não escolher o filhote que demonstrar excitação ou medo porque poderia se tornar agressivo.

Utilizações Cão de trabalho antes de tudo: pastoreio, guerra, resgate, defesa, guia para cegos, farejador, etc. cão de companhia fiel e afetuoso.”

Texto extraido do Livro – Enciclopédia do Cão Royal Canin, Aniwa Publishing
Tradução Brasileira. Tradutores: S. Artamonoff, B. Delevallee, M. D´Orey de Faria, L. Gonçalves, B. Magne, E. Rio Branco, M. Rosemberg, Madame Antunes.

Revisões: Claudette Mouette, Yves micelli, Valeria Cardoso de Melo Carvalho

Cedido gentilmente pela Clinica Veterinária Bichos do Sul
Veterinários responsáveis: Dr. Alexandro Ayala e Dra. Keli C. Tolotti Ayala

End. Av. Com. Ismael Chaves Barcellos, Nº 401 – Engenho – Guaíba/RS
Telefones: 9975.4720   -   9947.4689   -   34916100

Nenhum comentário: